
No ano de 2003 passei a lecionar em Armação dos Búzios no Colégio Estadual João de Oliveira Botas, nesta unidade escolar encontrei o Curso Técnico em Turismo, que batizei de TECTUR Búzios. Fiz a coordenação voluntária do curso e implantei em parceria com um grupo de professores, atividades de campo para os estudantes. O objetivo foi desenvolver atividades que valorizassem as potencialidades socioambientais da Região dos Lagos. Desta forma, visitas foram realizadas, destacando-se caminhadas voltadas a educação ambiental e atividades voltadas ao reconhecimento de aspectos culturais da região. Como parte de atividades extras foi iniciada a visita de campo a cidade Paraty - RJ durante a Feira Literária Internacional. Em encontros realizados no Rio de Janeiro organizados pela Secretaria de Estado de Educação foi decidido a partir de minha defesa e proposta a implantação da disciplina de "Turismo e Sociedade". A preocupação central é debater as questões a cerca do desenvolvimento sustentável do turismo. A mencionada disciplina hoje é parte obrigatório do curriculo destes cursos no estado do Rio de Janeiro. Nas fotos acompanho (camisa branca em pé) estudantes do TECTUR Búzios na encosta da Praia da Ferradura com o Professor Muniz (de boné) e na outra, estou concentrado com estudantes na compania da turismóloga Viviane Evangelista (terceira da esquerda para a direita sentada) com destino a Serra das Emerências. Ambos locais são áreas de Armação dos Búzios.Metodologia de Trabalho: Planejamento de atividades educacionais, visita de campo, avaliação do processo e resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário