sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Grupo de Pesquisas Históricas de Teresópolis

Durante os anos de 1997 e 2000, lecionei a disciplina de história no Centro Educacional Serra dos Órgãos em Teresópolis - RJ e desenvolvi junto aos alunos do ensino fundamental e médio, o Grupo de Pesquisas Históricas de Teresópolis - GPHT. Os estudantes ficavam responsáveis pelas pesquisas de materiais, como jornais, revistas, livros ou fotos, por exemplo, que fossem importantes para o resgate da memória da cidade de Teresópolis. Os materiais eram condesados por mim e organizados pelo Professor de Informática Marcos de Castro em forma de apresentação de slides, sendo que alguns estudantes participavam também desta etapa. Com o material pronto era organizado uma apresentação no auditório para toda a escola, inclusive com a presença dos pais. Na foto, estou na biblioteca da escola realizando pesquisas com alunas da quinta série do ensino fundamental.
Metodologia de Trabalho: orientações sobre pesquisa histórica para estudantes, condensação de materiais, organização do material para apresentação em slides pelo setor de informática e compartilhamento dos resultados com a comunidade escolar. Na foto estudantes do ensino fundamental realizando pesquisas na biblioteca da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário